O que faz um Técnico e Gerente de Operações da HANSA-FLEX
Frederick Freitag é gerente de operações na filial de treinamento em Bremen, Alemanha. Nesta entrevista, ele fala sobre sua carreira na HANSA-FLEX e suas tarefas como técnico de serviços e instrutor.
O que o trouxe para a HANSA-FLEX?
Após concluir a escola, fiz um treinamento como mecânico de precisão especializado em engenharia mecânica, e depois trabalhei como montador em operações de serviço e manutenção na empresa onde fui aprendiz. Entrei na HANSA-FLEX por recomendação de um amigo. Comecei como técnico de serviços na filial de Oyten e depois trabalhei por sete anos e meio como técnico de serviços na Rapid Hydraulics Service na região de Bremen.
O que é especial sobre ser um técnico de serviços?
Você conhece muitas pessoas e uma ampla variedade de sistemas e maquinários de construção. Você também viaja bastante e pode ver muitas coisas. É sempre interessante, pois nenhum trabalho é igual ao outro. Você sempre precisa estar preparado para novos desafios. Por exemplo, já fiz trabalhos em uma prisão, em aeroportos e em grandes navios de carga, então você também pode ver lugares inimagináveis que jamais teria acesso.
Quais habilidades são necessárias para se tornar um técnico de serviços?
É necessário ter concluído um curso como montador ou mecânico de máquinas agrícolas. Você também deve ter interesse e conhecimento em maquinários de construção, escavadeiras e máquinas industriais – tanto na teoria quanto na prática. Você precisa ser capaz de trabalhar de forma independente e estar preparado para sujar as mãos, já que pode precisar se debruçar embaixo da escavadeira de vez em quando. Também é importante se adaptar rapidamente a novos trabalhos: você precisa sempre estar pronto para aventuras onde quer que seja enviado, a qualquer hora do dia. E, é claro, você também deve ser capaz de se comunicar com os clientes.
Agora você é gerente de filial e também instrutor e treinador?
Na sede, os alunos e aprendizes percorrem todas as áreas da empresa, então, como técnico de serviços, sempre tive aprendizes, alunos ou até novos funcionários comigo para apresentá-los ao trabalho dos técnicos de serviços. Sempre gostei disso. Como treino novos bombeiros no meu tempo livre há muitos anos, e realmente gosto disso, candidatei-me à posição de instrutor quando a Filial de Treinamento mudou de Baunatal para Bremen.
Quais são suas tarefas como instrutor?
Os aprendizes de todas as áreas vêm até mim em turmas que duram duas semanas. Durante esse tempo, ensino a eles os fundamentos teóricos e práticos. Eles aprendem o que caracteriza a HANSA-FLEX como empresa e podem trabalhar em seus próprios projetos. No entanto, não são apenas os aprendizes, mas também novos funcionários da oficina no geral que vêm até mim para treinamento inicial – os técnicos de serviços por uma semana de cada vez. Forneço aos meus colegas o treinamento necessário e os preparo para o trabalho diário.
A HANSA-FLEX oferece boas oportunidades de carreira?
Sim, há muito foco no desenvolvimento profissional e pessoal. Como técnico de serviço, pude concluir com sucesso vários seminários na Academia Internacional de Hidráulica, o que facilitou muitas coisas para mim em meu trabalho diário. E, como gerente da filial de treinamento, concluí um curso avançado como instrutor técnico e obtive o certificado de instrutor AEVO. A HANSA-FLEX realmente oferece uma ampla gama de programas de treinamento. Definitivamente, você pode progredir de aprendiz a membro do conselho aqui se desenvolver suas habilidades da maneira correta.
O que você mais gosta em seu trabalho?
Gosto de conhecer colegas da família HANSA-FLEX, ajudá-los a começar bem e transmitir meu conhecimento. Também gosto de ajudar aprendizes a superar lacunas em seus conhecimentos promovendo experiência prática e fortalecendo sua capacidade de trabalhar de forma independente, além de responder aos diferentes perfis durante o programa de treinamento e apoiá-los individualmente.
O que diferencia a HANSA-FLEX como empresa familiar?
O espírito de equipe forte e a forma relaxada como trabalhamos juntos. Se você precisa de ajuda, ela existe – e isso é algo natural aqui. Como o Presidente do Conselho de Administração, Thomas Armerding, também reserva muito tempo para seus funcionários, e sua porta está sempre aberta. É por isso que estou feliz em trabalhar aqui.