Evite os perigos durante a manutenção hidráulica
As máquinas que estão desligadas estão sempre despressurizadas? Confira mais aqui embaixo.
No entanto, escaldamento por fluido pressurizado quente, riscos de incêndio, risco de escorregamento e perigo de partida inesperada do maquinário também são consequências possíveis.
Por esse motivo, todas as máquinas e peças de máquinas para as quais o trabalho de manutenção hidráulica será realizado no sistema hidráulico devem ser primeiramente liberadas da pressão
Cuidado: pressão residual quando as máquinas são desligadas!
Muitos técnicos de manutenção presumem, por descuido, que o sistema hidráulico está completamente livre de pressão quando a máquina é desligada. No entanto, deve-se observar que há situações em que a pressão residual ainda pode estar presente mesmo depois de a máquina ter sido desligada.
As válvulas de fechamento são frequentemente instaladas em sistemas hidráulicos para prender hidraulicamente a unidade consumidora e evitar a ativação não intencional pela carga que atua na unidade consumidora. As válvulas permitem o fluxo livre na direção da unidade consumidora e bloqueiam qualquer fluxo na direção oposta.
Portanto, antes de afrouxar uma conexão a parafuso, é muito importante que você verifique se não há pressão nela. Infelizmente, essa verificação é difícil na prática porque os pontos de medição necessários geralmente não estão disponíveis.
Como afrouxar uma conexão parafusada
Se esse for o caso, o técnico de manutenção hidráulica precisa usar o diagrama do circuito hidráulico para verificar quais são as possibilidades de despressurizar a linha na qual o sistema será desconectado. Por exemplo, se o técnico quiser acessar a Linha A1 (veja o diagrama do circuito na Fig. 1), o cilindro hidráulico pode ser retraído até o limite. A linha A1 está conectada ao tanque por meio da válvula de controle direcional (WV) e, portanto, está livre de pressão.
Figura 1 (diagrama do circuito): Se quiser alcançar a linha Al, você pode retrair o cilindro hidráulico até o limite. A linha Al está conectada ao tanque por meio da válvula de controle direcional (WV) e, portanto, está despressurizada.
Figura 2: Em máquinas móveis, como escavadeiras, os dispositivos de segurança contra fratura de tubos com função de retenção de carga são encontrados nos cilindros da lança e nos cilindros de braço. Eles só podem ser desmontados quando a pressão for liberada com segurança.
Outra válvula de retenção de carga no projeto de válvula de assento é a válvula de freio de descida. Ela é instalada em sistemas hidráulicos em unidades consumidoras com as quais o trabalho de elevação é realizado e garante o abaixamento controlado da carga. Aqui também, quando o sistema hidráulico é desligado, a pressão pode ficar retida a jusante da válvula na direção da unidade consumidora.
Em máquinas como escavadeiras, as válvulas de segurança de ruptura de tubulação com função de retenção de carga são encontradas nos cilindros da lança (Fig. 2) e nos cilindros de braço. Na prática, essas válvulas geralmente são montadas diretamente no cilindro hidráulico e só devem ser desmontadas quando a ausência de pressão na câmara do cilindro for garantida.
O processo adequado
Se a máquina não tiver sua própria bomba de óleo de controle, ela será retirada do sistema principal. Os acumuladores de pressão de gás são instalados para que essas válvulas ainda possam ser operadas (para baixar cargas, por exemplo) mesmo se o sistema hidráulico falhar. Para atingir a função descrita, eles não são despressurizados depois que a máquina é desligada.
Confie em quem conhece!
O problema para o técnico de manutenção hidráulica é que as válvulas e os acumuladores descritos geralmente não estão localizados diretamente no local em que o técnico deseja trabalhar. Se o ponto de medição correspondente para verificar a ausência de pressão também não estiver disponível, a capacidade de ler diagramas de circuitos da máquina é indispensável.
Isso requer conhecer a estrutura e a função dos componentes hidráulicos ocultos por trás dos símbolos e entender como eles interagem. Isso é chamado de “conhecimento técnico” necessário, que toda a equipe de manutenção precisa ter ao realizar trabalhos de manutenção. Os treinamentos da HANSA-FLEX ajudam os técnicos a adquirir esse conhecimento.
Além disso, visando à segurança adicional, os produtos StopFlex oferecem uma solução confiável em caso de escape ou rompimento da mangueira. Com opções como Stop-FS, Stop-SAE e Stop-ROV, esses kits compostos por cabo, olhal e gancho são uma medida preventiva crucial para a segurança dos sistemas hidráulicos, garantindo maior proteção em situações inesperadas.
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